Polícia Militar implanta Boletim de Ocorrência e Consulta ao Sisp Online 

12/07/2014 | 2º Sargento PM Jean Rudolf | Compartilhe:

Durante os dias 18 a 21 de agosto aconteceu a instrução sobre a implantação da Plataforma do Sistema de Informação de Segurança Pública Online, para ser utilizada via smartphones, na sala de aula do 14º Batalhão da Polícia Militar (BPM).  As instruções foram dadas pelo Chefe do Cartório de Termo Circunstanciado do 14º BPM, tenente Antônio Benda da Rocha, para todo o efetivo da Polícia Militar que exerce atividades específicas no policiamento ostensivo e de radiopatrulha.

Esta nova ferramenta possibilita a qualquer policial militar durante uma abordagem de rotina ou ocorrência policial, verificar informações sobre veículos e pessoas, facilitando o atendimento no local, sem precisar fazer consultas via rádio com a Central Regional de Emergência (CRE).  Todas as informações que antes eram de consultas exclusivas em computadores, agora podem ser verificadas instantaneamente pelos smartphones ou tablets. Durante o processo de implantação da plataforma, aproximadamente 150 policiais militares foram cadastrados para fazer uso do SISP Online.

Além desta importante ferramenta, a partir de 25 de agosto de 2014 fica determinado que todas as ocorrências atendidas na área do 14º BPM (Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Schroeder e Massaranduba) deverão ser registradas no respectivo Boletim de Ocorrência, que será disponibilizado virtualmente para que todo cidadão possa acessá-lo e imprimi-lo pelo site da PMSC (www.pm.sc.gov.br) no link “Boletim Eletrônico”.

Procedimentos sobre o Boletim de Ocorrência digital (BPM-PMSC):

  1. O cidadão envolvido em algum tipo de atendimento prestado pela Polícia Militar com a lavratura do Boletim de Ocorrência por policiais militares no local dos fatos não necessita mais ir até uma unidade da PMSC para retirar a sua via impressa do registro;
  2. Basta que ele forneça um endereço eletrônico (e-mail) para receber, após o cadastro desta informação no SISP e a homologação do registro pelo Oficial PM responsável, uma mensagem informando o número do protocolo de impressão e o número da chave de acesso;
  3. Com essas duas informações, o cidadão acessa o portal da PMSC na Internet (http://www.pm.sc.gov.br), clica no linkBOLETINS DE OCORRÊNCIA PMSC” e digita, em uma nova janela do navegador, o número do protocolo de impressão e o número da chave de acesso para fazer o download do seu Boletim de Ocorrência no formato PDF, podendo, então, salvar o arquivo em seu computador ou imprimí-lo;
  4. Nesta nova dinâmica de atendimento, os policiais militares devem atentar para a importância do registro correto dos e-mails dos envolvidos no formulário “Dos envolvidos e dos veículos”;
  5. Se por algum motivo o cidadão não informar o seu endereço de e-mail durante o atendimento inicial, poderá fazê-lo posteriormente por telefone junto à unidade PM responsável pela lavratura do Boletim de Ocorrência, mediante a confirmação de alguns dados pessoais;
  6. Com este novo serviço, a Polícia Militar oferece muito mais comodidade ao cidadão, pois além de ter garantido o seu direito do registro da ocorrência no local onde está, pode, agora, acessar o documento pela Internet também onde melhor lhe convier;
  7. Nos Boletins de Ocorrência impressos pelo site da PMSC constará uma informação sobre a autenticidade do documento na última folha. A pessoa que receber uma cópia do registro poderá confirmar a autenticidade de seu conteúdo adotando o mesmo procedimento descrito acima para o cidadão envolvido na ocorrência, pois nessa folha adicional do documento estará expresso o número do protocolo de impressão e o número da chave de acesso ao registro;
  8. O Boletim de Ocorrência estará disponível para download na Internet ao cidadão e interessados pelo prazo de 90 (noventa dias), a contar da data do recebimento da notificação por e-mail;
  9. A entrega de Boletins de Ocorrência impressos nas unidades da PMSC será a exceção, restrita aos casos de pessoas que não possuam nenhum endereço eletrônico (e-mail) para contato.

“Com a tecnologia a nosso favor, esperamos uma gradativa melhora e o aumento da agilidade no atendimento das ocorrências como o exemplo que tivemos nos últimos dias, quando um cidadão foi abordado e ao ser feita a consulta online, foi verificado que o mesmo estava com mandado de prisão em aberto, podendo então ser feita a sua imediata detenção e condução à Delegacia”, concluiu o tenente Benda acerca da implantação da nova modalidade de consulta do SISP.

 

 

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