Polícia Militar forma 2.000 crianças do Proerd em Jaraguá do Sul

17/11/2014 | 2º Sargento PM Jean Rudolf | Compartilhe:

15 Anos de Sucesso

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou a formatura de 2.000 crianças do 5º ano do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, na noite da última quarta-feira (26), na Arena Jaraguá.

A solenidade foi presidida pelo comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, e conduzida pelos soldados Junior Bernardo Fernandes, instrutor Proerd, e Monalisa Maurissens. As crianças interagiram em diversas atividades durante o evento, fazendo o juramento e cantando a canção do Proerd, recebendo os certificados de participação no programa, realizando apresentações artísticas e participando do sorteio de vários brindes, cedidos pelos patrocinadores. A aluna Bruna Soarez, da E.E.B. Holando Marcellino Gonçalves e ex-aluna do Proerd, abrilhantou o evento cantando o hino nacional. Os professores, regentes de cada classe das escolas, também foram homenageados no evento, recebendo um exemplar do mascote Daren.

O Proerd, sendo uma atividade educacional preventiva, é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que busca contribuir para o fortalecimento da cultura de paz e para a construção de uma sociedade mais saudável, harmoniosa e, principalmente, mais segura. Além do Proerd, voltado para o quinto e sétimo anos, existe também o curso Proerd Educação Infantil e Séries Inicias e o Proerd Pais. Durante a aplicação do Proerd, os alunos que participaram do programa escreveram uma redação tendo como tema o próprio Proerd, onde a vencedora da melhor redação, dentre todas as escolas participantes, foi a aluna Rafaela do Amaral e Silva Siqueira, do 5º ano da E.E.B. Professora Valdete Inês Piazera Zindars.

Durante o sorteio, os ganhadores das nove bicicletas, doadas pela empresa JJ Bordados, foram: Emily Martins da Rocha, Felippe Schumann da Silva, Chrystielen Francine Sell, Caio Murilo de Oliveira Peixer, Matheus Kuchenbecker, Jonatan Feltrin Fernandes, Andrew Zapella, Gabriel Chaves e Laysa Porto Scharf. Já a empresa Proma Incorporações doou três tablets, sendo os ganhadores: Angelo Gustavo Pereira do Nascimento, Alyane Karoline Kapp dos Santos e Deise Stenger. Também foram sorteadas uma camisa oficial do time de futsal Jaraguá/ADJ/CSM, autografada por todo o elenco, e uma camisa da torcida organizada de futsal Barra Independente, respectivamente para Nataly Cristini Noradski e Ruan Carlos Moraes. As empresas Weg, Marisol, Postos Mime/Agricopel e Sicoob/Credinort também foram citadas como importantes apoiadores do Proerd ao longo desses 15 anos.

O Proerd é desenvolvido numa parceria entre Polícia Militar, escola e família, tendo como modelo o programa americano Dare (Drug Abuse Resistence Education), com o objetivo primordial de atuar na prevenção ao uso de drogas e no combate à violência, aplicado para crianças, adolescentes e pais. Com o novo currículo “Caindo na Real”, em especial os alunos dos 5º Anos, recebem dentro de uma abordagem sócio-emocional, reflexão para dizerem não às drogas e à violência, contribuindo assim para uma melhor Cidadania. Segundo o coordenador do Proerd do 14º BPM, tenente Antônio Benda da Rocha, o programa é aplicado em todos os estados do Brasil, sendo que em Santa Catarina, a maioria dos municípios possui policiais atuando nas escolas e, ao todo, o 14º BPM já formou mais de 62 mil crianças nos municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Schroeder e Massaranduba.

Em seu discurso, o prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, afirmou que os alunos do Proerd terão mais saúde e mais inteligência para poderem estar muito mais longe desse assunto ruim: drogas e violência. “Com o Proerd nós temos uma Jaraguá do Sul mais saudável e mais bonita para todos, pois este programa é Gigante, como nossa cidade, que é tão especial. Parabéns a todos os formandos desta noite, à Polícia Militar e ao meu amigo Gonçalves”, afirmou Dieter. Já o vereador Jeferson, representando a Câmara Municipal de Vereadores, discursou agradecendo toda a equipe do Proerd, afirmando que desta forma a Polícia Militar faz com que nossas crianças estejam mais protegidas, através da interação e das informações adquiridas com o programa e, por isso, a Câmara de Vereadores é parceira e sempre estará acompanhando o Proerd, para que possamos trazer um futuro e uma educação cada vez melhor aos jaraguaenses.

Na oportunidade, foi lida uma menção elogiosa, pela colaboradora do 14º BPM, Daniela Angela Lenzi de Almeida, à todos os integrantes do Proerd, redigida pelo próprio comandante Gonçalves. “No ano em que o programa de enfrentamento à violência e ao uso de drogas completa 15 anos de atividade em nossa região, registro meus agradecimentos a esses profissionais de segurança dos cidadãos, que além da missão de servir e proteger as pessoas, apoiam de forma colaborativa e competente no processo educativo, com mais de 62 mil alunos formados na rede de ensino municipal, estadual e particular. Esses policiais reúnem conhecimentos, habilidades e atitudes para serem a prevenção, por meio de uma aproximação em sala de aula, com os alunos e com as escolas, na construção de indivíduos com valores éticos e morais, estilo de vida ativo e hábitos de saúde. A vocês, meus especiais agradecimentos”.

Prestigiaram o evento o vice-prefeito de Jaraguá do Sul, Jaime Negherbon, o secretário municipal de Educação, Elson Quil Cardozo, o promotor de Justiça, Márcio Cota, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Neilor Vincenzi, a presidente da Associação dos Conselhos de Segurança do Baixo Vale do Itapocu (Aconseg), Karin Krause, o representante do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comen), Luis Fernando Olegar, a integradora de Educação Especial e Diversidade da Gerência Regional de Educação (Gered) e representante da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), Izabel do Carmen Bertoldi, o vereador e proprietário da empresa JJ Bordados, Jeferson Luis de Oliveira, o gerente de Segurança, Serviços e Alimentação da Weg, Ricardo Alcebíades Broering, a coordenadora de Comunicação Corporativa da Marisol, Salézia Borinelli, o diretor da Proma Incorporações, Paulo Obenaus, o gerente da Crednorte, Nelson César Sinhoca, demais autoridades, diretores de escola, professores, policiais instrutores Proerd, alunos, pais, comunidade e imprensa.

O comandante Gonçalves agradeceu aos alunos, professores, pais, diretores, Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação, Câmara de Vereadores, iniciativa privada e, em especial, a todos os instrutores Proerd, pelo empenho, dedicação, apoio e por participarem da construção histórica destes 15 anos de sucesso. “A consolidação deste programa educacional, extremamente importante para nossas crianças, foi conquistado graças a todos vocês que, direta ou indiretamente, contribuem para o sucesso absoluto do Proerd. Acreditamos que a soma de todos os esforços é que faz a diferença em nossa sociedade, tanto que buscamos, juntos, uma Segurança Pública de excelência para nossa sociedade. Por isso, investimos fortemente em parcerias focadas na educação e na prevenção, junto ao tripé Família, Escola e Estado, sendo este último representado pela Polícia Militar, através do Proerd”, destaca Gonçalves.

 

Texto: Sd Jorge Luis Sedrez Mendes

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

14° Batalhão em números

JANEIRO / 2024 - fonte | COPOM

Atendimento 190

12.243

Ligações recebidas

Operacional

1.391

Ocorrências atendidas

Perturbação

429

Denúncias

Posse de drogas

90

Detidos

Acidentes

215

Boletins

JANEIRO / 2024 - fonte | COPOM
Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão