Justa Homenagem: Policiais do 14º BPM recebem Medalha Geraldo Werninghaus em Jaraguá do Sul

18/05/2014 | Compartilhe:

Na noite da última terça-feira (20), policiais do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foram homenageados na cerimônia de entrega da primeira Medalha Geraldo Werninghaus, entregue pela Câmara Municipal de Jaraguá do Sul.

O presidente da casa legislativa, o vereador Arlindo Rincos, deu início a sessão solene agradecendo a todos os presentes e parabenizando os homenageados, onde as medalhas foram entregues a três policiais do 14º BPM. Os soldados Dioner de Almeida e Douglas Correia Ferreira foram homenageados por terem salvo a vida de duas mulheres e evitado o alastramento de um grande incêndio no Bairro Santa Luzia, em dezembro do ano passado. Já o soldado Vilson Nogath foi homenageado por ter salvo a vida de uma moradora do Bairro Czerniewicz, também no ano passado, enquanto se encontrava refém de um violentador.

Para o prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, este reconhecimento é justo e merecido por parte dos policiais militares. “Parabenizo o belo trabalho realizado pelo amigo Gonçalves em Jaraguá do Sul e região, que inclusive está sendo reconhecido por toda a sociedade. Seremos parceiros do 14º BPM nos pleitos para a Segurança Pública de Jaraguá do Sul, principalmente, no que se refere ao efetivo e implantação de novos projetos”, afirma Dieter.

A medalha é oriunda da iniciativa do vereador Eugênio Juraszek e foi instituída pela lei municipal nº 6715/2013, mas somente agora teve seus primeiros agraciados. A honraria tem por objeto condecorar pessoas vivas e residentes no município que, reconhecidamente, tenham prestado ato de grande bravura e heroísmo em situações de extrema necessidade e perigo eminente. “A maior lição sempre foi o exemplo. O exemplo fala mais alto que qualquer palavra. É o que passou para todos nós o Geraldo Werninghaus. Precisamos incentivar os bons exemplos”, justifica Eugênio.

O empresário e ex-prefeito Geraldo Werninghaus morreu, aos 67 anos, vítima de acidente de trânsito, ocorrido em 1999, na BR 280, em Corupá. Com biografia forte, foi bombeiro voluntário e fundador da corporação, além de político de brio e ética invejável. Na iniciativa privada, foi um dos fundadores da Weg Motores, se destacando na vida pública por instituir o modelo de gestão empresarial na Prefeitura de Jaraguá do Sul. Em sua carreira política meteórica, o bem sucedido empresário no Estado, implantou na Prefeitura uma política austera, com a finalidade de manter estabilidade financeira, para realização de obras que estavam mudando a infraestrutura do município, na época o terceiro parque industrial de Santa Catarina. A viúva do empresário, Lilian Werninghaus, e um dos fundadores da Weg, Werner Voigt, estiveram presentes na homenagem.

O comandante do 14º BPM, tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, afirma que os policiais agem com competência: conhecimento, habilidades, atitudes e ações para proteção do cidadão. Receber uma homenagem significa um reconhecimento ao trabalho desenvolvido, como a concedida pela própria câmara, no mês de março do ano passado, aos policiais que salvaram a vida da pequena Isabelli, bem como, ao reconhecimento feito, também pela câmara em novembro do ano anterior, aos policiais que atuaram nas enchentes e desastres de 2008. “Nesta noite, em especial, estamos nesta casa de leis para o reconhecimento público e uma justa homenagem aos policiais: Almeida, Ferreira e Nogath, pela gestão de crise exitosa, desenvolvida com profissionalismo, bravura e heroísmo, fruto do compromisso da Polícia Militar com a segurança e a vida das pessoas. Congratulo os homenageados e também parabenizo a todos os policiais militares que diariamente trabalham e se dedicam em suas mais variadas funções, sinto-me orgulhoso em comandar esses profissionais. Buscamos, em nossa política de comando, oportunizar, incentivar e deixar nossa equipe de trabalho, cada vez mais, capacitada e preparada para servir e proteger nossa sociedade”, destaca Gonçalves.

 

Texto: Sd Jorge Luis Sedrez Mendes

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

Joelmir Martens

Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão | Somos online
----------- +++++++++++