Família, Escola e Polícia

04/11/2014 | Compartilhe:

Polícia Militar forma 450 crianças pelo Proerd em Corupá

 Na noite da última quarta-feira (29), o 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) formou 450 crianças do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), realizada no Ginásio de Esportes da E.M.E.F Aluísio Carvalho de Oliveira, em Corupá.

Na solenidade o comandante do 14° BPM, tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, prestigiou e presidiu o evento, conduzido pelo instrutor Proerd, Luiz Carlos Massaneiro. Também prestigiaram a formatura o coordenador Proerd do 14º BPM, tenente Antônio Benda da Rocha, o comandante do Grupamento de Corupá, sargento Maurício Marcarini, a secretária de Educação de Corupá, Margot Hauffe, a diretora da Escola Aluísio Carvalho de Oliveira, Rosane Martini Berti, a diretora da Escola José Pasqualini, Jaqueline Pscheidt, a diretora da Escola Francisco Mees, Jiane Elisa Winter, o diretor da Escola São José, Lairton Hartmann Muller, o representante da Associação dos Conselhos de Segurança do Baixo Vale do Itapocu (Aconseg), Neri Heinzen, demais autoridades, diretores de escola, professores, policiais instrutores Proerd, alunos, pais e comunidade.

O 14° BPM está no 14° ano do Proerd em Corupá, com um total de 4.479 alunos. No evento as crianças fizeram apresentações artísticas, a canção e o juramento do Proerd. Também houve premiação com o mascote Proerd, o Daren, para as melhores redações e professores, além de sorteio de mais mascotes para as crianças presente no evento, sendo que durante a aplicação do Proerd os alunos que participaram do programa escreveram uma redação tendo como tema “Minhas Aulas de Proerd”, onde a aluna vencedora foi Kimberly Grappera que ganhou uma bicicleta doada pelo empresário corupaense Curt Linzmeyer. O Proerd consiste em uma ação conjunta entre o policial militar devidamente capacitado, chamado Policial Proerd, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso de substâncias ilícitas e a criminalidade.

Até o ano de 2013, o 14º BPM formou 60.280 alunos em Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Schroeder e Massaranduba. O Proerd é desenvolvido numa parceria entre Polícia Militar, Escola e Família. Este programa tem como modelo o programa americano Dare (Drug Abuse Resistence Education) e desenvolveu-se no Brasil com o objetivo primordial de atuar na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes. O curso é aplicado durante 11 semanas, período em que são abordados temas como drogas, consequências desse uso, autoestima, violência e principalmente ensinando as crianças e os adolescentes a tomar decisões quando pressionados para usar drogas, ou seja, formas de dizer não às drogas.

Para o comandante Gonçalves o Proerd é uma atividade educacional preventiva, sendo mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida. “Agradeço a todos os instrutores Proerd e professores pela dedicação e atenção com nossas crianças, aos pais pelo apoio e incentivo aos seus filhos e ao município de Corupá e a iniciativa privada pela parceria, pois, a soma de todos os esforços é que faz a diferença em nossa sociedade. O Proerd potencializa o fortalecimento da cultura de paz e a construção de uma sociedade mais justa, saudável, feliz e segura. A educação é um processo que envolve o tripé família, escola e estado, neste último, representado no programa Proerd pela Polícia Militar”, destaca Gonçalves.

 

Texto: Sd Jorge Luis Sedrez Mendes

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

Joelmir Martens

Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão | Somos online
----------- +++++++++++