Família, Escola e PM: Proerd realiza formatura de 560 crianças em Guaramirim

21/11/2014 | Compartilhe:

Na noite da última quinta-feira (20), o 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizou a formatura de 560 crianças do 5º ano do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, realizada no Ginásio de Esportes Rodolfo Jahn, em Guaramirim.

A solenidade foi presidida pelo comandante do 14° BPM, tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, e conduzida pela instrutora Proerd, soldado Cleide Luisa Novak Stefanon. No evento as crianças fizeram o juramento e cantaram a canção do Proerd, além de participarem de sorteio de brindes. Durante a aplicação do Proerd os alunos que participaram do programa escreveram uma redação tendo como tema o próprio Proerd, onde o aluno vencedor foi Ezequiel de Jesus Juliani, que ganhou um presente doado pela Aciag. Em Guaramirim, o 14° BPM já formou ao todo 5.560 alunos do 5º ano, nos quatorze anos de atuação.

Também prestigiaram o evento o coordenador Proerd do 14º BPM, tenente Antônio Benda da Rocha, o comandante da 2ª Companhia do 14º BPM, capitão Aires Volnei Pilonetto, a secretaria de educação de Guaramirim, Claudia Chiodini, o presidente da câmara de vereadores, Juarez Lombardi, o presidente da Associação Empresarial de Guaramirim (Aciag), Laurico Caviquioli, a coordenadora do Conselho Tutelar, Karine Meier Silveira, o chefe de equipe dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Leandro Torquato, o presidente do Conseg, Antônio Paulo de Souza, a conselheira tutelar, Rosa Peccoli Satler, o secretário do Aconseg, Neri Heinzen, os vereadores, Lino Venturi, Everaldo Sprung, Rafael Luis Otto, Sandra Jahn, João Everaldo Junckes, Charles Langue, o diretor presidente da empresa Dipil, Alberto Correa, demais autoridades, diretores de escola, professores, policiais instrutores Proerd, alunos, pais e comunidade.

O Proerd é desenvolvido numa parceria entre Polícia Militar, Escola e Família, tendo como modelo o programa americano Dare (Drug Abuse Resistence Education) e desenvolveu-se no Brasil com o objetivo primordial de atuar na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes, sendo aplicado em todos os Estados do Brasil. Em Santa Catarina, aproximadamente 253 municípios possuem policiais atuando nas escolas. Até o ano de 2013, o 14º BPM formou 60.280 alunos em Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Schroeder e Massaranduba.

O comandante Gonçalves agradeceu todos os instrutores Proerd, pelo empenho e dedicação, além dos professores, pais, diretores, prefeitura, Câmara Municipal, Aciag e iniciativa privada pelo apoio e por participarem desta construção histórica e pela consolidação deste programa educacional tão importante para nossas crianças, que no município de Guaramirim chegou ao seu 14º ano. “O Proerd trabalha a educação preventiva e potencializa o fortalecimento da cultura de paz e a construção de uma sociedade mais harmônica e segura, atuando no cotidiano de nossas crianças. Acreditamos que a soma de todos os esforços é que faz a diferença em nossa sociedade, bem como, que a educação é um processo que ocorre ao longo de toda vida e de forma consistente quando envolve o tripé: Família, Escola e Estado –  neste último, representado pela Polícia Militar, através do Proerd”, destaca Gonçalves.

 

Texto: Sd Jorge Luis Sedrez Mendes

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

Joelmir Martens

Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão | Somos online
----------- +++++++++++