Coronavírus: cuidado com golpes e “iscas” digitais

26/03/2020 | 2º Sargento PM Jean Rudolf | Compartilhe:

Dois fatos indiscutíveis com o coronavírus: buscar o distanciamento como forma de prevenção e as “contas sempre chegam”.

Assim, uma orientação que se dá é que as pessoas busquem alternativas para pagarem os boletos bancários utilizando-se da internet.

Isso, para os pouco atentos e ou desacostumados com essa forma de receber e pagar contas, pode favorecer aos golpistas de plantão.

Assim, a Polícia Militar dá algumas dicas de como evitar cair no “golpe do boleto”:

  • se você não recebia boletos por e-mail, e de repente começar a receber e-mails que informam que “devido a crise do coronavírus a “instituição X”, para facilitar a sua vida, começou a enviar boletos digitais”, e coloca um anexo ou link para você acessar. Ou seja, desconfie, não clique até você se certificar que não se trata de golpe!;
  • ao fazer qualquer download de boleto e efetuar o pagamento via internet banking, sempre confira se os dados conferem com os compromissos assumidos. Ou seja, pode ocorrer que ao digitar as informações nos campos para pagamento, aparece outro destinatário que receberá o pagamento;
  • na dúvida sempre ligue para o 0800 da empresa ou do banco. Mas atenção, evite o número que está descrito no documento supostamente falso, pois o telefone também pode ter sido alterado para ser atendido pelos golpistas.

Além do falso boleto, os golpistas se aproveitam do cenário e inventam uma série de elementos para que você caia em erro. Uma delas é o chamado phishing, que significa pescaria.

Assim, links que supostamente oferecem serviços grátis, como Netflix ou outro aplicativo pago; aplicativos que rastreiam a evolução da doença ao redor do mundo; atualização de senha bancária; cadastro para receber material gratuito, como máscara e álcool gel…, tem como objetivo única e exclusivamente “pescar” os seus dados e informações pessoais.

Ou seja, mais do que nunca, fique atento em toda e qualquer mensagem que você recebe digitalmente, seja e-mail, mensagem SMS com link, mensagens via WhatsApp etc.

Agindo preventivamente, também nesse meio, você evita de perder dinheiro e informações pessoais que poderão ser usados pelos golpistas.

Portanto, fique atento e não hesite em pedir ajuda.

Exemplo de mensagem recebida via SMS:

 

Somos 14º Batalhão

Protegemos o presente, com olhar no futuro.

 

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

14° Batalhão em números

JANEIRO / 2024 - fonte | COPOM

Atendimento 190

12.243

Ligações recebidas

Operacional

1.391

Ocorrências atendidas

Perturbação

429

Denúncias

Posse de drogas

90

Detidos

Acidentes

215

Boletins

JANEIRO / 2024 - fonte | COPOM
Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão