Comunidade Escolar

23/10/2014 | Compartilhe:

Polícia Militar faz reunião com diretores de escola em Jaraguá do Sul 

Na tarde da última terça-feira (21), o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, participou da reunião promovida pela gerente de educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), Lorita Zanotti Karsten, com os diretores das escolas estaduais de Jaraguá do Sul e região.

A reunião com os diretores se concretizou após uma visita do comandante Gonçalves ao secretário da SDR, Alcides Pavanello, no início do mês, onde na pauta estava o reforço da segurança nas unidades escolares. Participaram do encontro com os diretores o Promotor de Justiça da Infância e Adolescência, Rafael Meira Luz, o Secretário Municipal de Educação de Jaraguá do Sul, Elson Quil Cardozo, e representantes do conselho tutelar, a coordenadora Edilene Malheiro e Maria Inês Peracchi, além do comandante do policiamento da 1ª Companhia, capitão João Carlos Benassi Borges Kuze, e do chefe da agência de inteligência do 14º BPM. Na oportunidade, vários diretores de escola tiraram suas dúvidas e fizeram solicitações ao conselho tutelar, promotor e Polícia Militar.

Em sua fala, o capitão Kuze afirmou que o projeto Ronda Escolar voltou à ativa e que uma das missões da base móvel é justamente buscar se aproximar da comunidade escolar, sendo que, quando possível, as viaturas da radiopatrulha também devem passar nas escolas. “Vocês não estão sozinhos nesta missão de educar nossas crianças. Sempre que for preciso pedimos para que acionem a Polícia Militar, através do 190, que iremos lá quantas vezes forem necessário. Temos a disponibilidade, de quando for preciso, empenhar o policiamento ostensivo a pé, viaturas da radiopatrulha, guarnição de motos, policiamento especializado do canil setorial, do pelotão de patrulhamento tático, do observatório de inteligência e a agência de inteligência, além do planejamento de operações pontuais. Tudo isso para dar um respaldo aos alunos, professores, diretores, pais, conselho tutelar, promotor e demais envolvidos com a comunidade escolar”, afirma Kuze.

Após o 14º BPM explanar as ações e operações que tem feito em Jaraguá do Sul e região, bem como, a importância do Observatório de Segurança, o promotor e a conselheira tutelar explicaram suas atribuições e funções, além de reiterarem o apoio as ações da Polícia Militar. O comandante Gonçalves ressaltou a preocupação da Polícia Militar com a educação. “Acreditamos que a paz se constrói através da família, escola e Estado, sendo a Educação um processo que ocorre ao longo de toda a vida e se constitui em uma das principais áreas da sociedade. Precisamos criar uma rede que envolva todas as pessoas e instituições ligadas à comunidade escolar, com sinergia e parceria, para conseguirmos cuidar e educar nossas crianças da melhor forma possível. Temos que intensificar e fortalecer diariamente este nosso contato, pois, quando a informação chega até nós nossas ações são mais efetivas e eficazes. Estamos com dois projetos que irão fortalecer está cooperação entre Polícia Militar e escola: os Sensores de Inteligência, que capacitará os diretores das escolas como fonte primária de informação para o Observatório de Inteligência, e o Cidadão da Paz, um projeto piloto no Brasil que busca aplicar o conceito da cultura de paz para os alunos e fortalecer a presença da Polícia Militar no ambiente escolar”, destaca Gonçalves.

 

Texto: Sd Jorge Luis Sedrez Mendes

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

Joelmir Martens

Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão | Somos online
----------- +++++++++++