Comércio e Segurança: Comandante do 14º BPM participa da plenária mensal da CDL

26/03/2014 | Compartilhe:

Nesta quarta-feira (26), o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, foi convidado para participar da plenária mensal da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul (CDL), na Associação Atlética Banco do Brasil.

A reunião dos lojistas foi conduzida pelo presidente da CDL, Eduardo Schiewe, tendo como pauta a atuação da Polícia Militar no município de Jaraguá do Sul, entrega de cheque da entidade à Rede Feminina de Combate ao Câncer, divulgação dos próximos eventos da CDL e demais assuntos pertinentes aos associados. “Agradecemos a presença e a pronta disponibilidade do amigo Gonçalves, bem como, de toda sua equipe, para esclarecer as dúvidas e oportunizar aos lojistas este momento de integração, troca de informação e bate-papo. Somos parceiros da Polícia Militar e estamos à disposição para continuarmos estreitando nossos laços e parcerias, inclusive proporcionando outra oportunidade, com mais tempo, para que nossos associados possam esclarecer suas dúvidas e ter uma aproximação maior com a Polícia Militar”, destaca Eduardo.

Durante a plenária o coronel Gonçalves abordou de forma introdutória a atual situação e forma de atuação da Polícia Militar no município, bem como, sua política de comando nestes dois anos e meio na gestão do 14º BPM. Em seguida, o subcomandante, major Gildo Martins de Andrade Filho, expos de forma sintetizada a realidade de Jaraguá do Sul nos índices de criminalidade, de acordo com a ferramenta Business Inteligence (BI) e o plano de Comando da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). “Jaraguá do Sul está em posição privilegiada na Segurança Pública, assim como no quesito economia. Algumas pessoas, por vários interesses, insistem em afirmar que nossa cidade é violenta, fato que comprovamos, através de números oficiais, de que isto é uma inverdade”, destaca Andrade.

O comandante do policiamento da 1ª Companhia, capitão João Carlos Benassi Borges Kuze, explicou alguns questionamentos feitos pelos associados,através da CDL, com perguntas enviadas anteriormente ao comando do batalhão. “Todos os relatos enviados pelos associados, através da CDL, foram lidos, analisados e avaliados seu emprego. Hoje nosso efetivo é menor do que em 2002 e não temos condições de empregar algumas modalidades de policiamento, de forma rotineira, tais como: policiamento ostensivo a pé, bikepatrulha e barreiras pela cidade. Mas estamos trabalhando fortemente a questão da prevenção e planejando nossas operações de acordo com as informações repassadas pela nossa Agência de Inteligência, bem como, pelos Consegs, APPs, comerciantes, taxistas e comunidade em geral”, afirma Kuze.

Já o chefe da Agência de Inteligência explanou rapidamente sobre qual a função da atividade de inteligência na polícia, explicando que esta ferramenta é utilizada de forma local, estadual, federal e mundial, sendo que no 14º BPM o coronel Gonçalves tem dado uma importância significativa, prova disso são os dois novos projetos implantados: Observatório de Inteligência e Sensores de Inteligência, sendo este último, um canal aberto para toda a comunidade, que tem como objetivo montar uma rede solida de informações.

Para o comandante Gonçalves, o diálogo entre Polícia Militar e CDL deve ser contínuo, pois o comércio é uma fonte de informação relevante para a Polícia Militar, afirmando que diversas parcerias e aproximações estão sendo diariamente desenvolvidas, aprimoradas, consolidadas e geridas, através da política de comando de cooperação, participação e inovação, implantada nos últimos 30 meses. “Desde o começo de nossa gestão tivemos uma afinidade excelente e uma grande aceitação em Jaraguá do Sul e região, sendo que nossa busca pela sinergia entre os poderes constituintes, forças de segurança, entidades, empresários e comunidade é fator determinante para os ótimos índices de Segurança Pública apresentados nesta plenária. Esta aproximação com a CDL, Acijs, dentre outras instituições públicas e privadas, tem como principal objetivo buscarmos a excelência na Segurança Pública, pois acreditamos que segurança é um dever do Estado, mas compromisso de todos. Reforço o convite feito na gestão anterior, de que colocamos toda nossa equipe à disposição para falarmos sobre Comportamento Preventivo, abordando inteligência, policiamento e outros temas ligados a Polícia Militar”, explica Gonçalves.

 

Texto: Sd Jorge Luis Sedrez Mendes

Retornar para Home

Joelmir Martens

Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão | Somos online
----------- +++++++++++