Comandante do 14º BPM faz reunião na Prefeitura de Jaraguá do Sul

18/07/2013 | Compartilhe:

Cooperação e Inovação

Na manhã desta quinta-feira (18), o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, participou de reunião com o prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, na sede da prefeitura.

O objetivo da reunião foi convergir esforços para a criação de um Centro Regional de Treinamento para Atendimento de Desastres e da Polícia Militar Ambiental no município de Jaraguá do Sul. A cooperação e participação neste importante e inovador projeto será entre a Prefeitura Municipal, a Polícia Militar, o Ministério Público, a Defesa Civil, a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), a Associação de Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) e o Grupo Voluntário de Busca e Salvamento (Gerar).

As tratativas formais do projeto iniciaram quando o presidente do Gerar e Consultor de Defesa Civil da Amvali, Paulo de Almeida, foi visitar o comandante Gonçalves, na quinta-feira passada (11), para lançar a idéia e alinhar o interesse do 14º BPM no projeto e na implantação da Polícia Ambiental em Jaraguá do Sul. O presidente Paulo afirma, “o projeto justifica-se atualmente pela possibilidade de haver um local especializado para treinamento de equipes de busca, salvamento e resgate para atendimento em situações de risco e desastres, que ainda não existe em nosso estado e tende a ser referência nacional; bem como a necessidade de se implantar a Polícia Ambiental para cobrir a região de Jaraguá do Sul, que hoje é atendida por Joinville”.

O local previsto para a construção do Centro Regional de Treinamento para Atendimento a Desastres é o espaço conhecido como “Bosque Tifa Martins”, de propriedade da administração municipal e situado na Rua Irineu Franzner, s/nº, Bairro Tifa Martins, no município de Jaraguá do Sul, SC. Coordenadas geográficas 26º29’55”S e 49º07’00”O.

Para o prefeito Dieter a proposta está de acordo com as necessidades de Jaraguá do Sul e a prefeitura apoiará este projeto, tanto que ele será capaz de atender os sete municípios da Amvali. “Além da Polícia Ambiental e do Centro Regional de Desastres, podemos pensar na possibilidade e viabilidade de agregar um parque e uma trilha ecológica, além de trabalhar a educação ambiental e oportunizar mais uma área de lazer, com segurança, para os jaraguaenses”.

Segundo coronel Gonçalves o projeto é extremamente importante para a região, “a preparação é uma das principais estratégias para antecipação e melhor lidar com os imprevistos, devemos estar preparados para o enfrentamento de crises, prospectando, construindo e desenvolvendo respostas para diversos cenários, buscando e trabalhando pelo melhoramento contínuo. O 14º BPM já está elaborando um projeto para implantarmos a Polícia Ambiental na cidade, agora, com esta convergência de esforços interinstitucionais, esse nosso novo projeto deve sair do papel mais rápido e integrar a estrutura do futuro Centro Regional de Treinamento e Atendimento de Desastres”.

 

Texto: Soldado Jorge Luis Sedrez Mendes

Retornar para Home

Joelmir Martens

Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão | Somos online
----------- +++++++++++