Chuvas em Jaraguá do Sul e região

10/06/2014 | Compartilhe:

Comandante do 14° BPM recepciona Governador do Estado

 Na tarde da última terça-feira (10), o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, juntamente com o Deputado Estadual, Carlos Chiodini, e o Secretário de Desenvolvimento Regional, Lio Tironi, recepcionaram o governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo, na sede do batalhão.

O governador Colombo desembarcou no final da tarde no 14º BPM para participar de reunião com prefeitos e lideranças de Jaraguá do Sul e região, na Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). O governador visitou as principais cidades afetadas pelas chuvas no Planalto Norte e Vale do Itapocu, para avaliar os prejuízos na região e destinar os recursos financeiros, sendo que, no início da tarde, o governador fez reuniões em Canoinhas e Rio Negrinho.

O governador Colombo estava acompanhado do secretário estadual de Defesa Civil, Rodrigo Moratelli. Pela manhã, ambos tiveram reunião com o Ministro da Integração, Francisco Teixeira, e o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira. “O Governo vai agir inicialmente de forma emergencial no apoio humanitário. Para isso já foram disponibilizados aproximadamente R$ 5 milhões, dos governos federal e estadual. A próxima parte do processo depende do levantamento em cada cidade, principalmente no interior. Os técnicos devem avaliar os prejuízos na infraestrutura, estradas, lavouras e prédios públicos”, explicou o governador.

A Polícia Militar se mobilizou no último final de semana, 7 e 8 de junho, para atender Jaraguá do Sul e região por causa das enchentes e inundações causadas pelas condições climáticas adversas e fortes chuvas no período. Com duas bases de Comando Operacional, uma na Secretaria de Defesa Civil de Jaraguá do Sul e outra na Secretaria de Saúde de Guaramirim, a Polícia Militar, juntamente com o Exército, os Bombeiros Militares, os Bombeiros Voluntários, a Defesa Civil, a Polícia Civil, as Prefeituras Municipais, as Secretarias de Município, o Jeep Club, o Grupo Gerar, representante do MPSC e da SDR, demais órgãos, voluntários e imprensa, atuaram nas enchentes que afetaram as cidades de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá e Massaranduba, todos municípios da circunscrição do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A Polícia Militar Ambiental, a Companhia de Policiamento Tático (CPT), a Cavalaria, ambos do município de Joinville, auxiliaram na operação.

Segundo o comandante Gonçalves, além do policiamento de rotina, o 14º BPM contou com o reforço de policiais de folga, disponibilizando vários policiais para atuarem no trânsito, que foi totalmente afetado por causa das enchentes, além de auxiliarem em vários resgates de pessoas e auxílios à Defesa Civil e Bombeiros. O comandante acompanhou todas as ações, que se caracterizam como colaborativas e cooperadas, entre os órgãos de Segurança Pública e a sociedade civil organizada. “São momentos como este, de adversidade, que temos certeza que a união continua fazendo a força. Muito nos orgulha termos uma equipe tão dedicada e comprometida, bem como, a cooperação e a união de vários órgãos, instituições e voluntários, muitas vezes anônimos, em prol da sociedade catarinense”, destaca Gonçalves.

 

Texto: Sd Jorge Luis Sedrez Mendes

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

Joelmir Martens

Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão | Somos online
----------- +++++++++++