Chuvas e Inundações

09/06/2014 | Compartilhe:

Polícia Militar se mobiliza por causa das enchentes em Jaraguá do Sul e região 

A Polícia Militar se mobilizou no último final de semana, 7 e 8 de junho, para atender Jaraguá do Sul e região por causa das enchentes e inundações causadas pelas condições climáticas adversas e fortes chuvas no período.

Com duas bases de Comando Operacional, uma na Secretaria de Defesa Civil de Jaraguá do Sul e outra na Secretaria de Saúde de Guaramirim, a Polícia Militar, juntamente com o Exército, os Bombeiros Militares, os Bombeiros Voluntários, a Defesa Civil, a Polícia Civil, as Prefeituras Municipais, as Secretarias de Município, o Jeep Club, o Grupo Gerar, representante do MPSC e da SDR, demais órgãos, voluntários e imprensa, atuaram nas enchentes que afetaram as cidades de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá e Massaranduba, todos municípios da circunscrição do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Além do policiamento de rotina, o 14º BPM contou com o reforço de policiais de folga, disponibilizando vários policiais para atuarem no trânsito, que foi totalmente afetado por causa das enchentes, além de auxiliarem em vários resgates de pessoas. A Polícia Militar Ambiental, a Companhia de Policiamento Tático (CPT), a Cavalaria, ambos do município de Joinville, auxiliaram na operação. O comandante do 14º BPM, tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, acompanhou as ações, que se caracterizam como colaborativas e cooperadas, entre os órgãos de Segurança Pública e a sociedade civil organizada. “São momentos como este, de adversidade, que temos certeza que a união continua fazendo a força. Muito nos orgulha termos uma equipe tão dedicada e comprometida, bem como, a cooperação e a união de vários órgãos, instituições e voluntários, muitas vezes anônimos, em prol da sociedade catarinense”, destaca Gonçalves.

O Batalhão de Polícia Militar de Ajuda Humanitária, que estava em exercício simulado durante o final de semana, em Joinville, junto a outras corporações, acabou sendo deslocado para a região das enchentes. Em razão das fortes chuvas no Estado, o treinamento foi colocado em prática. Em meio ao exercício simulado, os eventos climáticos surpreenderam a equipe, que passou de um treinamento para uma situação real, em razão das fortes chuvas que assolaram diversas cidades do Norte do Estado, em especial Guaramirim e Jaraguá do Sul, para onde o efetivo foi prontamente aplicado.

Jaraguá do Sul

A Defesa Civil de Jaraguá do Sul (DC) apresenta novos números na manhã desta segunda-feira (9). Desde a madrugada já são mais de 230 atendimentos registrados e os pontos de alagamentos já começam a diminuir com o nível dos rios baixando.

A orientação da Defesa Civil é para ser observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros. Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, para o Corpo de Bombeiros no número 193 ou para a Polícia Militar no número 190.

No abrigo Provisório o número de pessoas alojadas são 91. A secretária de Assistência Social, Emanuela Wolff, comenta que já há necessidade de doações, as quais devem ser entregues no Parque de Eventos.

Os materiais necessários:

– Material de limpeza: Balde, vassoura, rodo, água sanitária, sabão em pó e desinfetante.

– Material de Higiene Pessoal: Escova de dente, creme dental, sabonete, xampu, absorventes e fraldas descartáveis.

– Alimentação: Leite, bolachas, água e açúcar.

– Roupas: Calçados, cobertores e travesseiros.

– Móveis e Colchões

Entregar no Parque de Eventos – Pavilhão B ou entrar em contato com Alba (2106-8106).

Sobre as Pontes

Sobre as pontes da Defesa Civil informa que a maioria das pontes estão liberadas para tráfego, com exceção da ponte do bairro Nereu Ramos, que ainda receberá vistoria dos engenheiros da DC de Jaraguá do Sul.

Abastecimento de Água

O abastecimento de água de Jaraguá do Sul está comprometido. A estação de tratamento de água central está inundada e os cinco sistemas independentes estão com problemas (Rio Molha, Águas Claras, Krause, Boa Vista e Santa Luzia). Apenas a estação do bairro Garibaldi está em funcionamento.

O presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Jaraguá do Sul (SAMAE), Ademir Isidoro, pede que a população economize, pois não há previsão de quando o tratamento de água voltará ao normal.

Guaramirim

Mais de 15 mil pessoas desalojadas. A Defesa Civil de Guaramirim solicita a doação de colchões, travesseiros e cobertores, os desabrigados ultrapassam 300. A equipe de apoio e distribuição está na secretaria de Saúde de Guaramirim. Telefones para contato 3373-6255 ou 8852-2749.

Corupá

Em Corupá o rio também está baixando, a Defesa Civil alerta que a cabeceira da ponte do Centro foi comprometida e o local permanece interditado desde a manhã de domingo. As áreas mais afetadas são o Rio Novo e Osvaldo Amaral.

Equipes da Secretaria de Obras do município começaram a percorrer a cidade às 7 horas, desta segunda, para remover barreiras que comprometem, especialmente, o acesso da cidade a área rural e desobstruir bueiros.

BR 280

Km 93 até km 297, da Serra do Corupá até Porto União está com a rodovia interditada devido a quedas de barreiras, alagamentos e afundamentos de pista. Não havia previsão de liberação.

 

Texto: Sd Jorge Luis Sedrez Mendes

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

Joelmir Martens

Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão | Somos online
----------- +++++++++++