178 anos de história

08/05/2013 | Compartilhe:

14º BPM realiza solenidade pelo aniversário da PMSC em Jaraguá do Sul

 Na tarde desta quarta-feira (08), o 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizou solenidade em comemoração aos 178 anos da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), na sede do batalhão em Jaraguá do Sul.

O comandante do 14º BPM, tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, recepcionou as autoridades e convidados saudando a todos os presentes por participarem desta importante solenidade que marcou os 178 anos de vida da PMSC. “O 14º BPM já realizou uma série de atividades para comemorar esta importante data junto à sociedade e aos policiais militares ao longo desta semana, destacando-se a exposição na avenida Getulio Vargas, o torneio de futebol entre policiais e o torneio de tiro envolvendo entidades civis”, destaca Gonçalves.

Prestigiaram o evento o prefeito de Guaramirim, Lauro Frölich, o vice-prefeito de Jaraguá do Sul, Jaime Negherbon, o promotor de justiça, Márcio Cota, o delegado regional, Uriel Ribeiro, a presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), Monika Hufenüssler Conrads, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul (CDL), Neivor José Bussolaro, a presidente da Associação dos Conselhos de Segurança do Baixo Vale do Itapocu (Aconseg), Karin Krause, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Jaraguá do Sul e região (CCS), João Carlos da Silva, o diretor do Procon, Luís Fernando Almeida, o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Jaraguá do Sul (OAB), Sávio Murilo de Azevedo, o diretor geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – Campus Geraldo Werninghaus (IFSC), Marlon Vito Fontanive, o representante do 62º Batalhão de Infantaria de Joinville, tenente Tiago Fontes, demais autoridades militares e civis, policiais militares e seus familiares, comunidade e imprensa.

Na oportunidade, foram entregues duas novas viaturas Renault Duster que foram adquiridas com os recursos do fundo municipal de reaparelhamento da Polícia Militar, convênio firmado entre o 14º BPM e a Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, gerando um investimento total de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais). Com estas novas aquisições o 14º BPM visa instrumentalizar os policiais militares com equipamentos, materiais e viaturas de ponta, para serem utilizadas nas mais diferentes atividades de policiamento, objetivando assim, proporcionar melhores condições aos policiais militares, bem como oferecer maior segurança à sociedade.

Durante a solenidade houve várias homenagens e reconhecimentos, como o ato de passagem para a reserva remunerada, que é a aposentadoria militar, e elogio para os seguintes policiais militares: Subtente PM RR Abel Seroíska, Cabo PM RR Claus Paganelli, Cabo PM RR Ari da Silveira.

Dando continuidade as homenagens, foram entregues brasões de honra ao mérito, 1ª e 2ª categorias, que constitui uma condecoração honorífica, entregue aos policiais militares que, ao longo de suas carreiras, têm demonstrado dedicação ao serviço, realizando ações que extrapolam a atividade normal do dia-a-dia, enaltecendo ainda mais o nome da polícia militar perante a comunidade. Receberam o brasão de mérito 1ª categoria: Sargento Maurici Carlos de Sales e Sargento Adilson Adriano Carvalho Pacheco. Receberam o brasão de mérito 2ª categoria: Tenente-Coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, Sargento Silvio Lemes Padilha, Cabo João Carlos da Silveira, Cabo Osmar José Bussarello e Soldado Luiz Carlos Massaneiro.

As medalhas por tempo de serviço, 20 e 30 anos, também foram entregues na solenidade. Recebeu medalha de 30 anos: Sargento José Carlos Ramalho. Receberam medalha de 20 anos: Subtenente Maurici Carlos de Sales, Sargento José Valmir de Andrade, Cabo Alvari Bein, Cabo Francisco Fermino dos Santos, Cabo José Ricardo Ferreira Chaves, Cabo Josemar Petry, Cabo Josué Ferreira dos Santos, Cabo Mauro Arl, Cabo Valdivino Honório de Farias e Cabo Viltrônio Luiz Valença.

Atos de promoção: a graduação de cabo por tempo de efetivo serviço o soldado PM Gerson Gross, a graduação de cabo por tempo total de serviço o soldado PM Delmo Angelo Tamanine, a graduação de cabo por ato de bravura os soldados PM Osvaldo de Jesus Morvan e Diego Santos Ferrão.

O comandante Gonçalves agradeceu a presença de todos e também parabenizou os homenageados. “Por conta dos 178 anos da PMSC, faço um recorte nos últimos 29 anos, nos quais presenciei a evolução da Instituição Polícia Militar, por meio de seu aprimoramento e investimento na qualificação a adequação ao mundo em constante mudança. A Corporação conta com profissionais graduados, especialistas, mestres e doutores que unem unem o conhecimento tácito e explícito para potencializar o planejamento e desenvolvimento do policiamento preventivo e restaurativo. Durante os 20 meses que estou a frente do comando o 14º BPM, tenho contado com uma equipe tão qualificada e comprometida com a missão de servir e proteger as pessoas. Renovo que ao longo desses meses buscamos valorizar os talentos de nossa equipe e empreender uma política de comando baseada na informação, tecnologia e inovação, criando oportunidades e fortalecendo aproximações e parcerias, vindo ao encontro com uma característica da região que é o associativismo. Nossos projetos e ações tem a intenção de buscar sinergias, interinstitucionais e unir a sociedade como um todo na busca do bem comum e da paz social” finaliza Gonçalves.

 

Texto: Jorge Luís Cedrez Mendes

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

Joelmir Martens

Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão | Somos online
----------- +++++++++++