14º Batalhão tem seu primeiro Mestre

04/05/2016 | Compartilhe:

Na manhã do dia 26 de abril (terça-feira) o cabo Jocemar José Freire efetuou a defesa de sua dissertação de mestrado em Engenharia de Processos, pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE).

Apreciaram esse momento ímpar para o cabo Freire e também para o 14º Batalhão, o comandante da unidade, tenente-coronel Rogério Vonk, e o comandante da 1ª companhia, capitão Cremilson Nicélio Veloso, além da vital presença da esposa e do filho do policial.

Freire começou a sua pós-graduação stricto sensu no dia 10 de fevereiro de 2014, tendo como orientadora a professora doutora Sandra Aparecida Furlan (reitora da Univille) e como coorientador o tenente-coronel doutor José Luiz Gonçalves da Silveira (chefe da Agência Central de Inteligência da Polícia Militar de Santa Catarina)

As reflexões que tece em sua dissertação, Proposição de um modelo de gestão do conhecimento para o Observatório de Inteligência e Segurança Pública do 14º Batalhão de Polícia Militar, objetivou facilitar a criação e o compartilhamento do conhecimento, de modo que favorecesse o surgimento da inovação e aprendizado organizacional em benefício dos profissionais, dos cidadãos e da sociedade. Esse modelo, segundo Freire, fornece uma visão macro do processo e orienta metodologicamente para a implantação continuada, permitindo de forma evolucionária adaptar-se a novas necessidades. Como parte do trabalho, foi desenvolvido um sistema de informação para absorção, manipulação e cadastro sistemático de dados, além da elaboração gráfica de diagramas, que propiciam uma visão macro da atividade de inteligência.

O agora mestre Freire destaca que foi uma missão muito difícil, e que exigiu bastante dedicação, que acabou privando-lhe de boa parte de seu lazer, sobretudo com a família. Por sua vez, esta soube entender a importância do curso e foi grande apoiadora, tornando-se força essencial para a conclusão de toda a etapa. Freire também reconhece e agradece o apoio que teve do 14º Batalhão, cujo incentivo foi fundamental, e sem o qual não conseguiria concluir essa jornada.

O comandante do 14º Batalhão, tenente-coronel Vonk, enaltece o empenho e a dedicação do cabo Freire durante o mestrado, cujo resultado somará para a qualidade de Segurança Pública que o batalhão proporciona para toda a comunidade.

Por fim, destaca-se que toda a imersão que o cabo Freire teve para conseguir finalizar sua dissertação, bem como o empenho, interesse e profissionalismo, já está sendo reconhecido e novas oportunidades tendo surgindo, pois ele foi convidado a ser professor na própria Univille, no curso de Engenharia de Software.

A família do 14º Batalhão parabeniza o mestre Freire por essa conquista, desejando-lhe sucesso nos novos desafios que agora surgirão.

 

Texto: Sgt Luiz Wiltner

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

Joelmir Martens

Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão | Somos online
----------- +++++++++++