Rede de Vizinhos: vizinhança de bem, conectada e protegida

24/07/2020 | Compartilhe:

Ter uma comunidade mais segura e protegida é um esforço contínuo da Polícia Militar de Santa Catarina (PM), que conta com o apoio das pessoas de bem da sociedade.

Dessa forma, foi criado o programa Rede de Vizinhos, que fortalece esses objetivos e aproxima ainda mais a instituição policial das pessoas que buscam um bom lugar para viver com sua família e conviver com vizinhos que compartilhem dos mesmos pensamentos.

O que é a Rede de Vizinhos?

É uma estratégia de policiamento em que é criada e desenvolvida uma rede organizada entre a comunidade e a PM.

Pautada na filosofia de polícia comunitária, reúne vizinhos de uma determinada localidade para atuarem em cooperação e se associarem com o intento de fomentar parcerias e fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro, bem como de melhorar a relação entre a polícia e a comunidade e de aumentar a vigilância natural a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a incolumidade física das pessoas e do patrimônio.

Atualmente, Jaraguá do Sul possui 128 grupos implantados, envolvendo aproximadamente 4300 pessoas. Já na área do 14º Batalhão, que envolve os municípios de Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Schroeder e Massaranduba, são 196 grupos formalizados e aproximadamente 10 mil pessoas participantes.

Como Implantar a Rede de Vizinhos em sua rua ou vizinhança?

Para a implantação de uma Rede de Vizinhos é bem simples. Veja os passos:

  • Converse com seus vizinhos e façam a instalação do aplicativo PMSC Cidadão em seus celulares. Ele é gratuito e está disponível no Google Play;
  • No aplicativo (app), solicitem a participação na Rede de Vizinhos.

A Seção de Redes de Prevenção do 14º Batalhão receberá as solicitações e irá reunir as mesmas até formar um grupo de moradores que possibilite a instalação da Rede. Algumas vezes pode demorar um pouco, aguarde o contato da Seção.

Depois de checar a viabilidade, a Seção encaminhará um link de WhatsApp aos participantes, que deverão acessar para terem as informações necessárias para dar andamento ao processo de instalação.

Normalmente ocorre uma reunião para implantação. Entretanto, lembramos que as restrições e cuidados para prevenção ao Covid-19 devem ser mantidos. Por esse motivo não haverá reuniões de mobilização e afins, bem como orientamos que os contatos entre vizinhos sejam feitos via telefone, para preservarmos o distanciamento social.

Grupos de Whatsapp da Rede de Vizinhos

Importante destacar que quando é formalizada um grupo de WhatsApp várias regras são criadas para se dar credibilidade para o canal de comunicação. Assim, são proibidos temas políticos, compartilhamento de publicidade, mensagens de cumprimentos a cada novo dia etc.

Ou seja, o tema principal é a segurança na vizinhança. Assim, se uma vizinhança não tem muitos problemas ou informações a serem compartilhados, não haverá uma farta comunicação no grupo. Isso é natural, assim o grupo não se torna apenas mais um grupo como outros tantos, e é acionado somente quando se tem alguma informação pertinente à segurança pública.

Ainda, há outros detalhes sobre a Rede de Vizinhos, mas serão repassados pela Seção responsável quando da implantação.

Dúvidas?

A Seção de Redes de Prevenção pode ser contactada pelo número de WhatsApp 47-98484-9700, de segunda a sexta-feira, horário das 12h às 19h, ou pelo e-mail 14bredes@gmail.com

Somos 14º Batalhão
Protegendo o presente,
com olhar no futuro.

 

Polícia Militar de Santa Catarina
Preservar a Ordem
Proteger a Vida

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home
Subtenente Luiz Wiltner

Subtenente Luiz Wiltner

Seção de Comunicação Social

Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão | Somos on-line
----------- +++++++++++