Programa Táxi Seguro, Polícia Militar promovendo mais segurança aos taxistas

19/12/2017 | 2º Sargento PM Jean Rudolf | Compartilhe:

O 14º Batalhão de Polícia Militar em parceria com a Associação dos Taxistas de Jaraguá do Sul elaborou um programa com ações para enfrentar os casos de crimes cometidos contra taxistas da cidade.

Cerca de 30 motoristas participaram da reunião na sede do 14º Batalhão com o objetivo de discutir estratégias para aumentar a segurança durante o trabalho. O sinal vermelho na questão da segurança dos profissionais acendeu depois do homicídio de um taxista.

Na reunião estiveram representando a Polícia Militar, Major Aires Volnei Pilonetto, chefe da seção de planejamento e instrução e Aspirante a oficial Leandro Dirschnabel. De acordo com o major Pilonetto, a classe merece atenção especial, pois a atividade desenvolvida, apresenta grande vulnerabilidade e, ações contundentes serão executadas para tornar a rotina de trabalho mais segura.

Entre as ações implantadas estão:

1 – a criação de uma rede de comunicação por aplicativo whatswapp, em que os motoristas deverão postar localizações, solicitações de “corridas” para outros municípios e outras informações de ordem pública;

2 – identificação dos veículos monitorados;

3 – cadastramento dos taxistas participantes do programa;

4 – abordagens policiais mais frequentes aos táxis ocupados por passageiros.

De acordo com o presidente da Associação dos Taxistas de Jaraguá do Sul (Atajs), Elizeu Petry, a segurança é uma preocupação antiga da associação e ter a Polícia Militar como aliada é um avanço importante. Para o tenente-coronel Gildo Martins de Andrade Filho, comandante do 14º Batalhão, quanto mais organizada é a classe de trabalhadores, mais segurança pode ser oferecida e todos saem ganhando.

O Programa “Táxi Seguro” vai auxiliar taxistas e a Polícia Militar no planejamento de operações preventivas e repressivas, promovendo assim mais segurança para os profissionais e passageiros. Dentre as ações desenvolvidas, está a criação de um modelo de monitoramento e análise de ocorrências relativas aos taxistas, além da elaboração de palestras e instruções de segurança voltadas para os motoristas de táxis.

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

14° Batalhão em números

JANEIRO / 2024 - fonte | COPOM

Atendimento 190

12.243

Ligações recebidas

Operacional

1.391

Ocorrências atendidas

Perturbação

429

Denúncias

Posse de drogas

90

Detidos

Acidentes

215

Boletins

JANEIRO / 2024 - fonte | COPOM
Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão