Lideranças comunitárias e policiais recebem certificação

28/09/2018 | Compartilhe:

O encerramento do Curso de Qualificação de Membros Natos e do Curso de Extensão de Lideranças Comunitárias promovido pela Secretária de Estado de Segurança Pública, através da Diretoria de Segurança Cidadã, ocorreu na noite dessa quinta-feira, 27, no Centro Integrado de Profissionais Liberais de Jaraguá do Sul.

Os cursos foram realizados no 14º Batalhão de Polícia Militar nos dias 20, 24 a 27 de setembro de 2018, contando com 50 inscritos e 36 formandos.

O orador da turma de Liderança Comunitária, Maicon Jeferson Jacobi, mostrou-se surpreso ao verificar que poucas pessoas participam de cursos como esse, e que dos 15 formandos em Liderança, praticamente a metade era formada de pessoas de fora de Jaraguá do Sul, que tem uma população estimada em 180 mil habitantes. “Muitos cobram soluções para os problemas, mas eles mesmos poderiam dá-las se participassem ativamente da comunidade”, ressaltou.

O Coordenador Estadual de Polícia Comunitária, coronel PM Márcio Ferreira, recepcionou os convidados e formandos, e ao fazer uso da palavra ressaltou a importância do curso tanto para os policiais militares quanto para as pessoas que atuam voluntariamente na comunidade. Enfatizando que a união das pessoas de bem é fundamental para se desenvolver uma sociedade mais segura, juntamente com o apoio dos órgãos de segurança.

  • Mesa de Honra
  • Formandos e autoridades
  • Orador: Maicon Jeferson Jacobi
  • Chefe Estado Maior 12ª RPM: tenente-coronel Arlene Souza da Silva Vilela
  • Coordenador Estadual de Polícia Comunitária: coronel Márcio Ferreira
  • Oradora: soldado Jéssica Luiza Dal Madro

Curso de Qualificação de Membros Natos

Tem como proposta a instrumentalização de profissionais da Segurança Pública para atuação em conjunto com lideranças comunitárias dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEGs) e demais parceiros na construção coletiva da segurança pública. Os membros natos são policiais que atuam junto aos Consegs estimulando a participação cidadã, orientando o público sobre questões relacionadas à prevenção do crime e da desordem, possibilitando novos olhares e estratégias com foco nos problemas geradores de insegurança. O trabalho do membro nato é de vital importância para aproximar o público e as agências policiais, além de estreitar laços de solidariedade e cooperação em busca da construção de comunidades mais seguras e com melhor qualidade de vida.

  • Policiais formandos
  • Policiais formandos
  • Policiais formandos

Curso de Extensão de Lideranças Comunitárias

Tem por objetivo instrumentalizar as lideranças comunitárias e parceiros para que possam, de forma cada vez mais efetiva, auxiliar na busca de soluções para os problemas geradores de insegurança. Além disso, ajuda a promover uma maior interação entre os segmentos organizados das comunidades e entre estes e as organizações policiais estaduais, possibilitando a ampliação da discussão a respeito das causas do crime e a atuação em suas raízes como forma de prevenção.

Retornar para Home
1º Sargento Luiz Wiltner

1º Sargento Luiz Wiltner

Seção de Comunicação Social

Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão | Somos online
----------- +++++++++++