Dicas de segurança para consumidores e lojistas

14/12/2017 | Compartilhe:

Com o horário de atendimento prolongado e mais dinheiro na praça, naturalmente aumenta o número de pessoas nas ruas e o volume de compras. Contudo, nessa época de festas, não se pode abrir mão da segurança, em meio a tudo isso não é difícil encontrar pessoas que têm o hábito de se aproveitar da distração alheia para aplicar golpes e cometer furtos.

Por este motivo, apesar de ter um esforço maior de policiais militares para esta época do ano, o 14º Batalhão alerta para o comportamento de lojistas e clientes. Cuidados simples, mas que podem evitar problemas desagradáveis.

Consumidores:

– Andar com pouco dinheiro na carteira. Sacar somente se for necessário;

– Procurar realizar o pagamento das compras com cartões;

– Se tiver que sacar dinheiro procure levar mais alguém junto e de preferência em horário comercial;

– Ligar para o 190 ou procurar um policial militar nas ruas, caso perceba alguma atitude estranha ou anormal;

– Ficar sempre atento ao que está acontecendo ao seu redor;

– Não reagir, caso ocorra uma situação inesperada;

– Não deixar crianças sozinhas, elas podem se perder em meio a multidão e causar preocupações;

– Estacionar o carro em local iluminado e não se esquecer de travar as portas e acionar o alarme. A luz ou som do alarme intimida a ação de ladrões.

– Acompanhar idosos nas compras e afazeres, pois são os principais alvos de pessoas más intencionadas;

– Ficar atento com carteiras e adereços no ônibus e em locais com muitas pessoas. Em locais com grande aglomero de pessoas, a possibilidade da ocorrência de furtos é potencializada e muitas vezes ocorrem sem que a vítima perceba.

– A atenção voltada exclusivamente para o celular pode deixar as pessoas mais vulneráveis.

 

Lojistas:

– Nunca divulgue a existência de valores em espécie a ninguém;

– Procure sempre que possível depositar os valores em dinheiro, evitando-se manter grandes somas no local;

– Mantenha uma boa visibilidade dentro do estabelecimento;

– Instale espelhos e equipamentos de segurança;

– Tenha mais de um cofre, colocando um deles em local bem discreto;

– Mantenha a frente e os fundos do comércio bem iluminados no período noturno, e tenha equipamentos de monitoramento, pois eles inibem a ação de criminosos;

– Cole nas paredes do estabelecimento comercial cartazes de proibição de entrada de pessoas usando capacetes, toucas e similares;

– Observe com atenção e cuidado as pessoas que permanecem um grande período no estabelecimento sem objetivos de comprar ou consumir alguma coisa;

– Estabeleça códigos entre os funcionários que indiquem situações de risco, tal como uma frase, que, ao ser dita, servirá como alerta para que chamem a polícia. Este código deve ser alterado periodicamente;

– Fique atento ao contratar pessoas para serviços esporádicos;

– Nunca reagir contra um criminoso, tentando agarrá-lo ou agredi-lo, pois ele poderá estar acompanhado de outros cúmplices;

– Se presenciar um furto, ligar para o 190;

– Registrar o Boletim de Ocorrência, mesmo que tenha ocorrido somente tentativa de furto ou roubo,

– No caso de furto ou qualquer ocorrência policial, não perca tempo, comunique imediatamente à Polícia Militar pelo telefone de emergência 190.

Com estes cuidados, de férias ou trabalhando você, sua família e amigos vão com certeza poder aproveitar o fim de 2017 e o início de 2018, com segurança e mais tranquilidade.

Desejamos a todos boas férias, feliz natal e próspero ano novo!

Texto: Joelmir Martens

 

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home
3º Sargento Jean Rudolf

3º Sargento Jean Rudolf

Seção de Comunicação Social

Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão | Somos online
----------- +++++++++++