Dia da Bandeira do Brasil

17/11/2019 | Compartilhe:

A solenidade de hoje 19 de novembro tem como finalidade o culto à bandeira do Brasil, data em que se comemora o aniversário de adoção da Bandeira Nacional como símbolo máximo da Nação Brasileira.

A atual Bandeira do Brasil foi adotada em 19 de novembro de 1889. O desenho é do pintor Décio Villares e o projeto, de Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, todos positivistas.

O dia da bandeira do Brasil foi criado para marcar o fim do império e o início da república no país. É por isso que a data é comemorada quatro dias após a proclamação da república, ocorrida no dia 15 de novembro de 1889.

A Bandeira do Brasil faz parte do nosso conjunto de símbolos nacionais – manifestações gráficas e musicais, de importância histórica, que representam a identidade do país – sendo o hino, as armas e o selo nacional nossos demais símbolos.

É composta por uma base verde em forma de retângulo, sobreposta por um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional, em letras maiúsculas verdes. Ordem e progresso.

Por mais de um século, as cores que representavam nosso país eram o branco e o vermelho. Isso porque, até 1645, o Brasil utilizava os mesmos símbolos nacionais que nossa metrópole, Portugal, sendo comum encontrar nas bandeiras anteriores brasões, coroas e escudos que representavam a família real portuguesa.

O par de cores tão famoso que atualmente identifica o Brasil no mundo inteiro, o verde e o amarelo, só passou a ser usado após a proclamação da independência do Brasil, em 1822. No âmbito histórico, as bandeiras nacionais refletem a evolução política e histórica do Brasil, evidenciando as conquistas político-administrativas e as vitórias que tivemos, por exemplo, sobre o colonizador europeu, Portugal, até a nossa independência.

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home
3º Sargento Jean Rudolf

3º Sargento Jean Rudolf

Seção de Comunicação Social

Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão | Somos online
----------- +++++++++++