2º Seminário K9 – Obediência

30/06/2018 | Compartilhe:

O 14º Batalhão de Polícia Militar, em Jaraguá do Sul, está recebendo durante este sábado e domingo, 30 de junho e 1º de julho, o 2º Seminário K9, tendo como tema deste ano a “Obediência K9 e o uso de colar eletrônico“.

O capitão Nicélio Cremilson Veloso, representando o comando da 12ª Região de Polícia Militar (RPM) e o comando do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), deu as boas-vindas ao instrutor e aos instruendos, desejando a todos um excelente curso.

O seminário ocorre em parceria com a RPM, BPM e o Canil Setorial do 14º Batalhão.

Participam do evento 25 cachorreiros oriundos da Polícia Militar, Bombeiro Militar e Polícia Civil de Santa Catarina, Polícia Civil do Paraná e Guarda Municipal de Florianópolis.

O instrutor, adestrador profissional Thiago Godoy, que atua na região de Águas de Lindóia, São Paulo, trabalha com uso do colar eletrônico deste 2011, aprimorando o sistema e difundindo o conhecimento para os cachorreiros de todo o país.

Segundo Thiago, o conhecimento que ele difunde busca ir além do mero uso corretivo no cão, mas sim busca desenvolver um treinamento que possibilita uma produção maior, usando o colar como direcionador e não como ferramenta punitiva. “Esse sistema é utilizado nos Estados Unidos desde a década de 60, pelos caçadores”, salienta.

Colar eletrônico

Thiago ressalta que é um tema que muitos visualizam como negativo, mas que muitas vezes as pessoas não têm o conhecimento e não passaram pela devida instrução para saber o que está sendo feito e da forma que é feito.

“É uma ferramenta que é muito discriminada, mas cujo conhecimento evoluiu bastante, mas mesmo assim o que se tem visto é muita dificuldade na sua aplicação pela falta de conhecimento de muitos, que o utilizam de forma errada; outros, ainda, não sabem passar a informação da forma correta, gerando muita desinformação no meio.” – Thiago Godoy

Importância do Seminário

O idealizador do evento, cabo Martin Mann, que já atuou na Canil Setorial do BPM e atualmente atua na RPM, o evento tem por objetivo a integração entre as instituições, salientando que o aprimoramento da técnica em obediência é vital para o êxito da atuação do cão nas atividades de segurança pública:

 

Saiba mais sobre o 1º Seminário, realizado em 2016: Seminário Detecção

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home
1º Sargento Luiz Wiltner

1º Sargento Luiz Wiltner

Seção de Comunicação Social

Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão | Somos online
----------- +++++++++++