2º Seminário K9 – Obediência

30/06/2018 | 2º Sargento PM Jean Rudolf | Compartilhe:

O 14º Batalhão de Polícia Militar, em Jaraguá do Sul, está recebendo durante este sábado e domingo, 30 de junho e 1º de julho, o 2º Seminário K9, tendo como tema deste ano a “Obediência K9 e o uso de colar eletrônico“.

O capitão Nicélio Cremilson Veloso, representando o comando da 12ª Região de Polícia Militar (RPM) e o comando do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), deu as boas-vindas ao instrutor e aos instruendos, desejando a todos um excelente curso.

O seminário ocorre em parceria com a RPM, BPM e o Canil Setorial do 14º Batalhão.

Participam do evento 25 cachorreiros oriundos da Polícia Militar, Bombeiro Militar e Polícia Civil de Santa Catarina, Polícia Civil do Paraná e Guarda Municipal de Florianópolis.

O instrutor, adestrador profissional Thiago Godoy, que atua na região de Águas de Lindóia, São Paulo, trabalha com uso do colar eletrônico deste 2011, aprimorando o sistema e difundindo o conhecimento para os cachorreiros de todo o país.

Segundo Thiago, o conhecimento que ele difunde busca ir além do mero uso corretivo no cão, mas sim busca desenvolver um treinamento que possibilita uma produção maior, usando o colar como direcionador e não como ferramenta punitiva. “Esse sistema é utilizado nos Estados Unidos desde a década de 60, pelos caçadores”, salienta.

Colar eletrônico

Thiago ressalta que é um tema que muitos visualizam como negativo, mas que muitas vezes as pessoas não têm o conhecimento e não passaram pela devida instrução para saber o que está sendo feito e da forma que é feito.

“É uma ferramenta que é muito discriminada, mas cujo conhecimento evoluiu bastante, mas mesmo assim o que se tem visto é muita dificuldade na sua aplicação pela falta de conhecimento de muitos, que o utilizam de forma errada; outros, ainda, não sabem passar a informação da forma correta, gerando muita desinformação no meio.” – Thiago Godoy

Importância do Seminário

O idealizador do evento, cabo Martin Mann, que já atuou na Canil Setorial do BPM e atualmente atua na RPM, o evento tem por objetivo a integração entre as instituições, salientando que o aprimoramento da técnica em obediência é vital para o êxito da atuação do cão nas atividades de segurança pública:

 

Saiba mais sobre o 1º Seminário, realizado em 2016: Seminário Detecção

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home

14° Batalhão em números

JANEIRO / 2024 - fonte | COPOM

Atendimento 190

12.243

Ligações recebidas

Operacional

1.391

Ocorrências atendidas

Perturbação

429

Denúncias

Posse de drogas

90

Detidos

Acidentes

215

Boletins

JANEIRO / 2024 - fonte | COPOM
Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão