14º Batalhão forma Cidadãos da Paz

19/10/2017 | Compartilhe:

Formada a 2ª turma do Projeto Cidadão da Paz em Jaraguá do Sul.

A cerimônia ocorreu na noite dessa quarta-feira, 18, no auditório do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul.

O comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Gildo Martins de Andrade Filho, recepcionou as autoridades, pais, formandos e demais convidados que prestigiaram o evento.

O Projeto contemplou 387 alunos dos 9º anos do ensino fundamental de 11 escolas públicas do município de Jaraguá do Sul, incluindo a rede municipal e estadual.

Para que fosse possível a realização do projeto foi fundamental a parceria da 2ª Vara da Comarca de Jaraguá do Sul, que aprovou o projeto e liberou os recursos necessários para a realização do mesmo. Importante também foi a participação da Associação dos Amigos do 14º Batalhão, que apoiaram e contribuíram para suprir as necessidades no decorrer do projeto.

Durante o uso da palavra, o tenente-coronel Andrade afirmou que o Projeto Cidadão da Paz contribui para a formação cidadã dos adolescentes, fortalecendo-os para o exercício da cidadania, conscientizando sobre a importância de tomarem escolhas saudáveis para as suas vidas, ajudando a construir uma sociedade cada vez melhor. Também enalteceu a parceria do judiciário, cuja participação foi decisiva para o projeto, enfatizando que são parcerias como essa que fortalecem a segurança na comunidade.

Compreenda o Projeto Cidadão da Paz:

As aulas ocorrem em três encontros, totalizando seis horas/aula, na qual os instrutores do projeto Cidadão da Paz, todos policiais militares selecionados para cumprir os objetivos, buscam difundir a cultura da paz, desenvolvendo temas como: família, escola e estado, juntamente com os fundamentos básicos de formação da cidadania, onde o Respeito, Limites e Cooperação tornam-se essenciais na formação de um indivíduo rumo a um Cidadão da Paz.

Busca-se resgatar valores como:

– Respeito à vida e às diferenças;

– Rejeição a violência,

– Ouvir o outro para compreendê-lo;

– Importância da preservação e fortalecimento das instituições formais e informais;

– Fortalecimento da democracia e dos direitos humanos.

O projeto foi idealizado e formou a sua primeira turma no ano de 2015, sendo bem recepcionado em seus objetivos pela comunidade escolar e pessoas da comunidade.

Enfatize-se que para exercer a cidadania, todo indivíduo precisa ter respeito, limites e cooperação para uma melhor convivência na sociedade. Tais fundamentos são os alicerces básicos da vida civilizada, fazendo da Família, Escola e Estado, as entidades formadoras do Cidadão da Paz.

Projetos dessa natureza fazem a diferença para que uma sociedade mais justa e solidária, fazendo com que os formandos atuem e mudem o seu contexto rumo a uma sociedade repleta de Cidadãos da Paz.

Veja todas as fotos da cerimônia em: https://www.facebook.com/pg/pmdejaraguadosul/photos/?tab=album&album_id=1707373615948312

Retornar para Home
Somos 14º Batalhão

Somos 14º Batalhão

Somos 14º Batalhão

Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão | Somos online