12ª RPM comemora um ano e fecha o planejamento para 2019

18/12/2018 | Compartilhe:

Nesta segunda-feira (17), o comandante da 12ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Amarildo de Assis Alves, juntamente com sua equipe, finalizou o balanço do primeiro ano de criação da Regional e fechou o planejamento para 2019.

Em novembro de 2017, o Governo do Estado e a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) instituíram a 12ª RPM,com sede em Jaraguá do Sul, responsável por aproximadamente 400 mil habitantes, distribuídos em oito municípios e dois batalhões –o 14º BPM (Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Schroeder e Massaranduba) e o 23º BPM (São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre).

O coronel Amarildo destaca que Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e região conseguiram uma importante conquista na área da Segurança Pública. “Com a criação da 12ª RPM, não estamos mais vinculados ao município de Joinville. Em Santa Catarina, a PM atualmente é dividida em 12 regiões que fazem parte do planejamento e orçamento da Corporação, inclusive na distribuição de efetivo, viaturas e armamentos. Dessa forma, agora, temos mais autonomia operacional e administrativa para nos adequarmos as necessidades de nossa região e melhorarmos, cada vez mais, a segurança dos nossos municípios”, comemora o Comandante da 12ª RPM.

Em outubro deste ano, o comandante-geral da PMSC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, esteve em Jaraguá do Sul para a inauguração da sede da 12ª RPM e entrega de seis novas viaturas.A sede da Região possui uma área de 1.200,00m², localizada no centro de Jaraguá do Sul, comportando todas as seções administrativas e operacionais ligadas à PMSC – inclusive corregedoria, inteligência e comunicação.

A chefe do Estado Maior da 12ª RPM, tenente-coronel Arlene Sousa da Silva Villela, ressalta que com a sede própria a Regional conseguirá desenvolver novos projetos, estreitar parcerias e aproximar, ainda mais, os oito municípios da circunscrição. “Iremos fortalecer regionalmente os programas preventivos desenvolvidos pela PMSC, como o Rede de Vizinhos, Rede Catarina, Rede de Proteção Escolar, Proerd e Conseg, buscando ainda mais a interação e aproximação social. Outra importante diretriz do nosso planejamento será a capacitação continuada e a saúde de nossos policiais”, anuncia a tenente-coronel Arlene.

A política de gestão da 12ª RPM está pautada em ostensividade, tecnologia, projetos inovadores e qualificação do efetivo. Dentre os principais projetos previstos para 2019, regionalmente, está implementação do Canil Setorial em São Bento do Sul e a unidade avançada da Cavalaria em Jaraguá do Sul. A nível estadual, a PMSC pretende colocar em execução o aplicativo PMSC Cidadão –ferramenta que tem o objetivo de permitir que o cidadão acione o 190 da Polícia Militar sem fazer ligação, garantindo agilidade nos serviços de segurança e ajuda em situação de risco.

Ao encontro do novo planejamento, no mês passado houve a troca de comando do 14º BPM e o tenente-coronel Márcio Leandro Reisdorfer foi nomeado o novo comandante do 14° Batalhão. Em seu currículo destacam-se os cursos de Piloto de Helicóptero, Atendimento Pré-Hospitalar Tático e Táticas Policiais, desenvolveu suas últimas atividades como subcomandante e Chefe do Centro Técnico de Manutenção da 2ª Cia/Batalhão de Aviação da PMSC em Joinville, de 2012 a 2018,além de Chefe do Estado Maior da 12ª RPM em Jaraguá do Sul, em 2018. Com seu perfil tático o novo comandante estará mais próximo da tropa e da sociedade. “Nossa ideia é adquirir equipamentos que tenham visão noturna e drone que faça geoprocessamento para auxiliar a Polícia Militar em eventos e ações como a busca de suspeitos em áreas de difícil acesso, além de escudo balísticos e outros que propiciem mais segurança aos nossos policiais, bem como para a comunidade”, afirma o novo Comandante.

Texto:: Cabo PM Jorge Luis Sedrez Mendes

Retornar para Home
3º Sargento Jean Rudolf

3º Sargento Jean Rudolf

Seção de Comunicação Social

Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão | Somos online
----------- +++++++++++