14º Batalhão explica importância do uso de bebê conforto, cadeirinhas e assentos de elevação para crianças.

24/10/2017 | Compartilhe:

A maioria dos acidentes de trânsito com mortes de crianças com até dois anos de idade acontecem em períodos de férias escolares e nos finais de semana, onde a falta de atenção dos pais e ou condutores são as principais causas desses acidentes. Embora o mais importante seja o uso da cadeirinha e assentos de elevação para o transporte de crianças, por colaborar para uma redução de até 71% das mortes causadas por acidentes, temos um número significativo de motoristas multados pelo descumprimento da lei.  Tal desrespeito rende ao condutor multa de R$ 191,00, veículo retido + sete pontos na carteira.

Importante ressaltar que a lei trata da idade, mas não prevê o peso e altura da criança, por isso o bom senso dos pais é imprescindível, por exemplo, se um bebê completar um ano e não ficar confortável na cadeirinha, é aconselhável continuar usando o bebê conforto por um período maior. O mais importante é que a criança seja transportada com equipamentos seguros. A partir dos 7 anos e meio de idade a criança já pode usar o banco de trás, com o cinto de segurança, entretanto é necessário ver a posição do cinto de segurança em relação ao corpo da criança, neste caso, também, cabe o cuidado e atenção dos pais.

Visando a segurança dos nossos cidadãos, especificamos abaixo as regras do Contran e as dicas do Inmetro sobre o uso do bebê conforto, da cadeirinha e do assento de elevação:

Especificações das regras do Contran (Conselho Nacional de Trânsito):

Bebê conforto deve ser usado por crianças de até 1 ano de idade;
Cadeirinha deve ser usada de 1 a 4 anos de idade;
Assento de elevação deve ser usado para crianças de 4 a 7 anos e meio;
Banco de trás, só com cinto de segurança, é indicado às que têm de 7 anos e meio a 10 anos, com 1,45 m de altura, no mínimo.

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), dividiu em grupos de acordo com o peso, altura e idade:

Grupo 0: crianças de até 10 kg, 0,72 m de altura, 9 meses;
Grupo 0+: até 13kg, 0,80 m de altura, 12 meses;
Grupo 1: de 9 kg a 18 kg, 1m de altura, 32 meses;
Grupo 2: de 15 kg a 25 kg, 1,15 m de altura, 60 meses;
Grupo 3: de 22kg a 36 kg, 1,30 m de altura, 90 meses.

Assista ao vídeo sobre os dispositivos de segurança:

Retornar para Home
Cabo PM Jean Rudolf

Cabo PM Jean Rudolf

Seção de Comunicação Social

Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão | Somos online