Quarentena e fim de semana: pegar uma praia ou dar um rolê na praça?!

19/03/2020 | Compartilhe:

Quarentena e fim de semana chegando: pegar uma praia ou dar um rolê na praça?

Sabemos que a semana não foi fácil para muitas pessoas! Situação de Emergência e estado de quarentena por 7 dias em Santa Catarina.

Como consequência, comércios fecharam as portas, as aulas foram canceladas e os movimentados shopping centers também fecharam.

Diante deste “marasmo”, o termo final de semana desperta a vontade de buscar uma praia, passear em algum parque, pegar a estrada e reunir-se com familiares e amigos, bem como confraternizar de várias outras maneiras!

Mas, será que isso é permitido e, sobretudo, viável neste cenário, no qual o coronavírus ameaça nossos lares e nossas famílias?

A resposta a maioria já sabe, mas mesmo assim reforçamos aqui: Não, não pode!

Aqui em Santa Catarina, o número de diagnósticos de Covid-19 triplicou em três dias, subindo para 21. E envolve municípios turísticos, com belíssimas praias, como Florianópolis e Balneário Camboriú, por exemplo, ou a cidade mais populosa do estado, Joinville.

Some-se o fato de que o secretário de estado da Saúde, Helton Zeferino, em coletiva, informou que já há caso de transmissão comunitária, ou seja, não é possível saber a origem do contágio. Portanto, uma conduta preventiva é a melhor alternativa neste momento.

Assim, uma das medidas implementadas nesta quinta-feira, 19, é a proibição de aglomerações em praias, parques, locais públicos em geral.

Além disso, também foi proibida a entrada e circulação de ônibus de passageiros interestaduais e internacionais em solo catarinense.

Parece excesso?! Engana-se aquele que pensa que é, pois em países que já alcançaram números alarmantes de contágio e entre as lágrimas contabilizam as inúmeras pessoas que morreram, foi constatado, segundo estudo e modelo matemático, que um infectado pode passar o coronavírus, em média, para outras 3 ou 4 pessoas. Portanto, basta fazer as contas e ver o resultado!

Ou seja, ficar em casa é a melhor alternativa não apenas para este final de semana, mas para os próximos dias que virão. Assim, não faça reuniões familiares ou de amigos, não vá à praia, ao parque, nem perambule sem destino.

Faça de sua casa ou apartamento o seu castelo, o seu forte. Ligue para as pessoas da família que moram em outras cidades. Curta um filme, leia um livro, jogue xadrez, damas, desenhe, pinte, converse, escreva um poema… são as melhores opções para se fazer com aqueles que moram com você.

Sim, estamos passando por tempos difíceis, que exigem decisões difíceis, mas viver e ter saúde ainda é o horizonte a ser seguido!

Desejamos muita saúde e vida longa a todos!!! E que a consciência seja uma grande aliada nestes dias acinzentados!

Para refletir

Muitos profissionais estarão trabalhando, uns cuidando da saúde, outros passando as compras no mercado, vendendo gás, tratando a água que tomamos, dirigindo caminhões para abastecer supermercados… ou em viaturas da Polícia Militar, olhando, orientando, fiscalizando… torcendo para acabar o turno de trabalho e poder passar mais um dia com suas famílias, no aconchego de seus lares… Portanto, se você tem a oportunidade, fique em casa e curta cada momento!

 

Somos 14º Batalhão

Protegemos o presente, com olhar no futuro.

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home
Subtenente Luiz Wiltner

Subtenente Luiz Wiltner

Seção de Comunicação Social

Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão | Somos online
----------- +++++++++++