Como diz na Bandeira: Ordem e Progresso

04/11/2019 | Compartilhe:

Jaraguá do Sul ganhou visibilidade ao ser considerada a cidade mais pacífica do Brasil pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), foram levados em consideração o baixo índice de criminalidade, com ênfase para os homicídios e o número de habitantes. O que não foi divulgado é como chegamos a esse título.

O município leva a sério a segurança, pois conta com policiais altamente treinados que trabalham arduamente para manter a paz e a ordem, o que consequentemente proporciona tranquilidade para os que aqui residem.  A educação também se destaca, temos um dos melhores índices educacionais de Santa Catarina, segundo o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

É corriqueiro e já faz parte da rotina dos moradores, o conhecido “enquadro”, no qual os policiais abordam pessoas consideradas suspeitas, e promovem uma “revista” com objetivo de eliminar qualquer possibilidade de atos ilícitos ou contra o próximo.

Além disso, é comum ver a polícia militar fazendo rondas pela cidade, mesmo quando não é chamada, o que de alguma forma torna quase nula as ocorrências de assalto, tráfico ou porte de arma, quando os índices são comparados a cidades com o mesmo número de habitantes.

Outro diferencial, que busca não apenas cuidar do bem estar de todos, mas principalmente oportunizar aqueles que por algum motivo cometeram algum delito, são os projetos implantados no presídio, que visam a adaptação do detento ao “mundo exterior”. Algumas empresas mantêm convênio com a Unidade Penitenciária, oportunizando trabalho a aproximadamente 200 presidiários, que recebem pelo que fazem, destinando 25% do total para melhorias no local.

O ensino fica por conta do CEJAS (Centro de Educação de Jovens e Adultos) que disponibiliza professores para trabalharem com os internos. Entre as atividades pedagógicas destaca-se a produção de resenhas, através das quais o leitor escreve suas impressões sobre o que lê. A cada um livro que é lido, diminui quatro dias de pena, já 12 horas dentro de sala de aula reduz um dia na condenação.

Apesar da rotina amistosa, a divulgação em rede nacional de cidade mais pacífica do país foi recebida com alegria por uns e receio por outros. O medo é que surta o efeito contrário, atraindo criminosos findando o sossego que paira no ar, porém a população já testemunhou assaltos a mão armada, inclusive a joalherias, por exemplo, casos solucionados graças a eficiência  dos servidores do 14º Batalhão da Polícia Militar.

Dado o exposto, os jaraguaenses podem ficar tranquilos, pois se por ventura a cidade chamar a atenção dos criminosos, após sua aparição na mídia, não há motivo para temer, pois temos uma Corporação Militar pronta para cuidar da segurança pública, zelando pelas palavras que regem a nossa bandeira: Ordem e Progresso.

por Leticia Hilary Grassi

Sobre o texto:

A bela produção textual é de autoria da aluna Letícia Hilary Grassi, que está no 3º ano do Ensino Médio da Escola Professor Lino Floriani, no bairro Santo Antônio, em Jaraguá do Sul.

Esse é um dos resultados do trabalho desenvolvido pela professora de Língua Portuguesa, Cleide Henrique da Silva, que estimula os seus alunos a se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para o vestibular.

“Partindo de textos norteadores, a proposta era escrever um artigo de opinião sobre os fatores que fizeram de Jaraguá do Sul a cidade mais pacífica do país”, destacou a professora, ressaltando que “o artigo da aluna Leticia cita a Polícia Militar como protagonista deste feito.”

O 14º Batalhão de Polícia Militar muito se sente honrado em saber que o trabalho realizado na comunidade é visto e reconhecido pelos  mais diversificados públicos.

Destaque-se, também, que o resultado de se ter uma segurança pública de qualidade é a soma de forças. Nesse sentido, bem salientou Leticia em seu artigo, são destaques a Educação no município e o próprio trabalho realizado pela unidade prisional local. Isso demonstra a visão global da autora, que buscou vários prismas para poder tecer a sua opinião.

Parabéns à professora Cleide pela proposta do tema e por compartilhar conosco o texto, parabéns a aluna Leticia pela produção e aos policiais e a todas as pessoas de bem que se esforçam a cada dia para que Jaraguá do Sul continue sendo uma cidade ordeira e pacífica.

Somos 14º Batalhão

Protegemos o presente, com olhar no futuro.

Participe do grupo de notícias do 14º Batalhão Retornar para Home
Subtenente Luiz Wiltner

Subtenente Luiz Wiltner

Seção de Comunicação Social

Somos 14º Batalhão Governo de Santa Catarina 14º Batalhão
----------- +++++++++++