Dicas de segurança para consumidores e lojistas

14/12/2017 | 2º Sargento PM Jean Rudolf | Compartilhe:

Com o horário de atendimento prolongado e mais dinheiro na praça, naturalmente aumenta o número de pessoas nas ruas e o volume de compras. Contudo, nessa época de festas, não se pode abrir mão da segurança, em meio a tudo isso não é difícil encontrar pessoas que têm o hábito de se aproveitar da distração alheia para aplicar golpes e cometer furtos.

Por este motivo, apesar de ter um esforço maior de policiais militares para esta época do ano, o 14º Batalhão alerta para o comportamento de lojistas e clientes. Cuidados simples, mas que podem evitar problemas desagradáveis.

Consumidores:

– Andar com pouco dinheiro na carteira. Sacar somente se for necessário;

– Procurar realizar o pagamento das compras com cartões;

– Se tiver que sacar dinheiro procure levar mais alguém junto e de preferência em horário comercial;

– Ligar para o 190 ou procurar um policial militar nas ruas, caso perceba alguma atitude estranha ou anormal;

– Ficar sempre atento ao que está acontecendo ao seu redor;

– Não reagir, caso ocorra uma situação inesperada;

– Não deixar crianças sozinhas, elas podem se perder em meio a multidão e causar preocupações;

– Estacionar o carro em local iluminado e não se esquecer de travar as portas e acionar o alarme. A luz ou som do alarme intimida a ação de ladrões.

– Acompanhar idosos nas compras e afazeres, pois são os principais alvos de pessoas más intencionadas;

– Ficar atento com carteiras e adereços no ônibus e em locais com muitas pessoas. Em locais com grande aglomero de pessoas, a possibilidade da ocorrência de furtos é potencializada e muitas vezes ocorrem sem que a vítima perceba.

– A atenção voltada exclusivamente para o celular pode deixar as pessoas mais vulneráveis.

 

Lojistas:

– Nunca divulgue a existência de valores em espécie a ninguém;

– Procure sempre que possível depositar os valores em dinheiro, evitando-se manter grandes somas no local;

– Mantenha uma boa visibilidade dentro do estabelecimento;

– Instale espelhos e equipamentos de segurança;

– Tenha mais de um cofre, colocando um deles em local bem discreto;

– Mantenha a frente e os fundos do comércio bem iluminados no período noturno, e tenha equipamentos de monitoramento, pois eles inibem a ação de criminosos;

– Cole nas paredes do estabelecimento comercial cartazes de proibição de entrada de pessoas usando capacetes, toucas e similares;

– Observe com atenção e cuidado as pessoas que permanecem um grande período no estabelecimento sem objetivos de comprar ou consumir alguma coisa;

– Estabeleça códigos entre os funcionários que indiquem situações de risco, tal como uma frase, que, ao ser dita, servirá como alerta para que chamem a polícia. Este código deve ser alterado periodicamente;

– Fique atento ao contratar pessoas para serviços esporádicos;

– Nunca reagir contra um criminoso, tentando agarrá-lo ou agredi-lo, pois ele poderá estar acompanhado de outros cúmplices;

– Se presenciar um furto, ligar para o 190;

– Registrar o Boletim de Ocorrência, mesmo que tenha ocorrido somente tentativa de furto ou roubo,

– No caso de furto ou qualquer ocorrência policial, não perca tempo, comunique imediatamente à Polícia Militar pelo telefone de emergência 190.

Com estes cuidados, de férias ou trabalhando você, sua família e amigos vão com certeza poder aproveitar o fim de 2017 e o início de 2018, com segurança e mais tranquilidade.

Desejamos a todos boas férias, feliz natal e próspero ano novo!

Texto: Joelmir Martens

 

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